domingo, 28 de Abril de 2024  20:48
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
20-09-2014

Ílhavo: PS acusa maioria de fugir ao debate sobre oferta de livros. PSD diz que ninguém deixará de ter livros por dificuldades financeira


A bancada do PS na Assembleia Municipal de Ílhavo apresentou recurso da decisão da Mesa da AM de não incluir a proposta sobre oferta ...

A bancada do PS na Assembleia Municipal de Ílhavo apresentou recurso da decisão da Mesa da AM de não incluir a proposta sobre oferta de manuais escolares na Ordem de Trabalhos e o debate ficou aceso. A Mesa propôs votação para decidir sobre a admissão da proposta ao debate mas a maioria chumbou essa possibilidade. A proposta não foi, por isso, sequer discutida. Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, insiste que há apoios para casos específicos e que ninguém ficará sem livros no ensino básico.

“A CMI aprovou, no âmbito da Ação Social Escolar, o apoio para a aquisição de manuais escolares para quem necessita. De quem necessita, como é evidente. O senhor quer que eu dê livros ao filho do senhor Rui Costa? Não há nenhuma criança deste município que deixa de ter livros se tiver dificuldades. Nós somos contra o ´borliú` generalizado nesta matéria e noutras. E também não percebo porque é que diabo o PS, que tem vereadores na câmara, não apresentou esta proposta na Câmara Municipal? Porque é que vem ser apresentada na Assembleia Municipal? Ou há dois PS’s? O PS da câmara não tem o mesmo interesse do PS da Assembleia?”

A proposta do PS sobre um eventual programa de oferta de manuais escolares no 1º ciclo do ensino básico tinha sido lançada durante a semana seguindo uma ideias que algumas autarquias têm lançado. Sérgio Lopes, presidente da Concelhia Socialista, considera que a recusa sobre o debate da proposta foi feita para evitar a exposição pública de um chumbo por parte da maioria Social Democrata.

“Concordem ou não com a proposta, aquilo que o PSD se recusou aqui a fazer foi sequer a discuti-la. Por saber que ia ter que a chumbar só porque sim, o PSD teve medo de a discutir, teve medo de não ter argumentos suficientemente fortes para contrariar os argumentos do PS em torno da proposta. A oposição não é verbo de encher, não estamos aqui para enfeitar.”

Flor Agostinho, porta voz da bancada do PSD, saiu em defesa da maioria para defender que a política de educação não se reduz à oferta de livros. “Os ilhavenses sabem distinguir qual foi a política de educação nos últimos anos e sabem qual foi a política do último governo socialista que esbanjou milhares de euros durante o seu mandato. Temos hoje edifícios construídos por esse governo que não foram acabados, que não funcionam. Virem (PS) aqui dizer o que foi dito é uma aberração".


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®